Arquivo mensais:junho 2012

Joinville e Jaraguá do Sul juntas são as cidades que mais multam por embriaguez ao volante em SC

Publicado em 27 de junho de 2012 20:28

Joinville e Jaraguá do Sul juntas são as cidades que mais multam por embriaguez ao volante em SC

Nem todos os motoristas flagrados alcoolizados aceitam fazer o teste do bafômetro.

O levantamento é inédito. Os dados mostram os números de infrações de trânsito envolvendo motoristas alcoolizados em Santa Catarina. A estatística leva em conta as ocorrências registradas entre 2007 a 2011.

Nos últimos cinco anos foram quase 45 mil multas no estado. Joinville e Jaraguá do Sul só perdem no ranking para Blumenau, que aparece em primeiro com 3136 notificações. Os números chamam atenção para a continuidade do problema mesmo após a chamada “Lei Seca”, que entrou em vigor em 2008 e proíbe dirigir sob a presença de mais de 0,1 miligramas de álcool por litro de sangue (algo como beber menos de meia latinha de cerveja).

Para Abel Mandovani Bovi, delegado de trânsito de Joinville, nem todos os motoristas flagrados alcoolizados aceitam fazer o teste do bafômetro.Vale lembrar que quem for flagrado nessa situação leva multa, pode perder a carteira de habilitação e até ser preso.

 

FONTE: http://bandsc.com.br

Foto: Fabiano Ramos


Votação sobre a Conurb é adiada em Joinville

Publicado em 27 de junho de 2012 20:00

Antes de aprovar o projeto, vereadores querem uma nova conversa com o MP

João Kamradt | joao.kamradt@an.com.br 

A possibilidade de uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) do Ministério Público de Santa Catarina contra a aprovação da lei que transforma a Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb) em Instituto de Transporte e Trânsito (Ittran) fez com que os vereadores adiassem a votação.

projeto em discussão transforma o órgão de economia mista em autarquia da Prefeitura de Joinville. Com a falta de decisão em reunião de três comissões técnicas nesta terça, o processo ficou para ser discutido depois que os parlamentares conversarem sobre o caso com o promotor Affonso Ghizzo Neto, o que pode acontecer ainda nesta quarta.

O promotor explica que, no seu entendimento, a transposição dos funcionários da Conurb para o Ittran iria ferir princípios constitucionais, por criar cargos públicos para quem não teria passado por concurso público para o cargo do na autarquia. Ou seja, mesmo tendo passado no concurso pela Conurb, o funcionário não poderia ir para o Ittran.

— Não posso afirmar que entraria com a ação, até porque não tenho o projeto pronto em mãos. Fiz apenas uma observação informal —, diz.

A necessidade de aprovação do texto, que está em discussão no Legislativo desde fevereiro, cresceu depois que a Conurb recebeu, na semana passada, uma liminar (decisão provisória) indicando que não poderá mais emitir notificações, multas e regras de trânsito, gerenciar o estacionamento rotativo e exercer serviços que gerem lucros – o que equivale a praticamente deixar de existir como órgão responsável pela fiscalização de trânsito – em um prazo de 45 dias, a contar da decisão, para se adequar juridicamente.

O fato de o projeto não ter sido votado no Legislativo nesta terça à tarde irritou o governo.

— Há possibilidade de sofrermos uma Adin, mas estamos dispostos a correr esse risco. É o caminho a seguir e temos embasamento jurídico para nos defender. Não podemos deixar o trânsito de Joinville virar uma anarquia —, afirmou Ivo Vanderline, presidente da Conurb.

Fonte: A NOTÍCIA

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3796319.xml

Polícia Civil de Joinville suspende carteiras de 19 motoristas

Publicado em 27 de junho de 2012 19:33

Punição vai de 30 dias a dois anos

A Polícia Civil de Joinville suspendeu, por períodos de 30 dias a dois anos, a carteira de habilitação de 19 motoristas, conforme publicado no “Diário Oficial do Estado” de segunda-feira.

Dos 19, sete foram punidos por dirigirem embriagados. Outros cinco foram reincidentes em cometer infrações. Três motociclistas foram pegos (ou o carona) dirigindo sem capacete.

A NOTÍCIA