Arquivo mensais:julho 2015

Blumenau e Florianópolis fazem fiscalização dos veículos escolares

Publicado em 31 de julho de 2015 17:59

Vistoria ocorre em ônibus e vans que prestarão o serviço no 2º semestre.
Objetivo é avaliar as condições dos ônibus que transportam estudantes.

As prefeituras de Blumenau, no Vale do Itajaí, e de Florianópolis, fazem a vistoria dos veículos que fazem o transporte escolar nestas cidades. O objetivo é garantir a segurança de quem utiliza este tipo de veículo. Os prestadores de serviço aptos a fazer o transporte têm uma autorização, que fica bem visível. Nos dois municípios, um monitor deve acompanhar os alunos.

Em Blumenau, a marcação é um selo amarelo do Seterb colacado no para-brisa, que indica a autorização. Na capital, os veículos autorizados devem ter o selo de vistoria, licença de tráfego e o número de registro da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, na parte da frente de trás. Além disso, é necessário ter, além do motorista, um monitor, ambos devem ter passado por curso de qualificação.

Blumenau
Na cidade do Vale do Itajaí, a vistoria segue até esta sexta-feira (31). Este tipo de trabalho ocorre duas vezes ao ano: no primeiro semestre, o selo azul indica a regularização do veículo, no segundo, a cor é amarelo.

A vistoria do Seterb ocorre após os veículos terem sido aprovados por uma fiscalização do Denatran, que é feita por uma empresa credenciada. “Inspeciona itens mecânicos do veículo como, por exemplo, suspensão, freios e amortecedores”, informou a prefeitura.

Já no Seterb, os fiscais analisam itens como luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras amarelas com a indicação escolar. Além da documentação do veículo, motorista, que deve ter uma carteirinha, e do monitor.

Para denunciar veículos que estão oferecendo o serviço de forma irregular, é possível ligar para (47) 3381-7022 ou mandar e-mail para: ouvidoria@seterb.sc.gov.br.

Florianópolis
Na capital catarinense, a meta é vistoriar a frota de 165 vans e micro-ônibus escolares. Até esta quinta-feira (30), cerca de 50 haviam sido avaliados. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), são encontradas irregularidades como “o desbotamento das faixas laterais, bancos deteriorados e para-brisas quebrados”.

Se são verificados problemas com a segurança dos estudantes, o selo e a licença de autorização são retirados e o dono, multado. Eles são devolvidos apenas depois que o veículo for aprovado em nova vistoria.

O decreto 1.319/2002, indica que todos os veículos autorizados devem ter a lataria pintada de branco e a palavra “Escolar” escrita dentro de uma faixa amarela, nas laterais do veículo. Além disso, todos os bancos devem ter cinto de segurança. Dependendo da idade, o monitor deve pegar a criança em casa e deixá-la dentro da escola e vice-versa.

Para denunciar veículos irregulares, é possível ligar para (48) 3324-1517 ou 3224-2158. A lista com os veículos autorizados está disponível neste link.

Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/07/blumenau-e-florianopolis-fazem-fiscalizacao-dos-veiculos-escolares.html

Blumenau promove Campeonato de Baristas na 5ª edição da SC Gourmet

Publicado em 31 de julho de 2015 17:51

Interessados podem se inscrever pela internet até 15 de agosto.
Concurso será realizado nos quatro dias do evento, entre 26 e 29 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o concurso que escolherá o melhor barista do Sul do Brasil. O Campeonato de Baristas é uma das atrações da 5ª edição da SC Gourmet, que ocorre entre os dias 26 e 29 de agosto no Setor 1, Parque Vila Germânica, emBlumenau, no Vale do Itajaí.

De acordo com a organização do evento, o campeonato tem o objetivo de aprimorar as técnicas dos profissionais e mostrar as novidades do tradicional cafezinho.  O vencedor ganha uma passagem para a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.

O concurso será realizado nos quatro dias do evento, iniciando com a Mostra TNT. Nos dias 27 e 28 de agosto, 12 candidatos serão divididos em dois grupos para participar da primeira e segunda eliminatórias. A final do campeonato ocorre no dia 29 , com os seis melhores baristas.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 15 de agosto pela internet. As vagas são limitadas.

Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/07/blumenau-promove-campeonato-de-baristas-na-5-edicao-da-sc-gourmet.html

Acidente entre entre caminhão e ônibus deixa duas crianças feridas

Publicado em 31 de julho de 2015 17:50

Batida foi no trecho da rodovia BR-153 e ônibus vinha de Bady Bassitt (SP).
Alunos de 5 anos tiveram ferimentos leves e foram levados a hospital.

Um ônibus de transporte escolar da cidade de Bady Bassitt (SP) se envolveu em um acidente na BR-153, na manhã desta quinta-feira (30), e duas crianças acabaram ficando feridas com a batida entre o ônibus e um caminhão.

Segundo testemunhas, um caminhoneiro brecou de repente e o motorista do ônibus não conseguiu frear e acabou batendo na traseira do caminhão. As duas crianças, ambas de 5 anos, tiveram ferimentos leves e foram levadas para o Hospital da Criança, em São José do Rio Preto (SP).

A prefeitura de Bady Bassitt informou que havia 47 estudantes no veículo e que todos usavam cinto de segurança na hora da batida. Eles estavam indo para atividade extra-curricular em Rio Preto. A polícia vai investigar as causas do acidente.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2015/07/acidente-entre-entre-caminhao-e-onibus-deixa-duas-criancas-feridas.html

Acidente com caminhão no México deixa 24 peregrinos mortos

Publicado em 31 de julho de 2015 16:48

Um caminhão atropelou uma romaria, da qual participavam cerca de 200 pessoas em Zacatecas, no centro do México, deixando ao menos 24 mortos e 20 feridos – de acordo com a Procuradoria local.

A tragédia aconteceu na tarde de quarta-feira, na pequena comunidade de Mazapil, de 16.000 habitantes, quando um caminhão que levava toneladas de areia perdeu o controle na direção de centenas de fiéis que seguiam para o templo de São Gregório Magno, informou a procuradora de Zacatecas, Leticia Soto.

“Temos 24 mortos confirmados atualmente. Destes, 14 faleceram no local do acidente, e o restante, a caminho, ou no hospital”, disse Soto à AFP, durante visita ao terreno.

Entre os mortos, há dez mulheres e quatro menores, “o menor deles de um ano e quatro meses, e os outros, entre três e cinco anos de idade”, completou a procuradora.

Segundo ela, há mais de 20 feridos.

As autoridades identificaram a empresa Construcciones Industriales y Transportistas como a proprietária do caminhão e, agora, procuram o motorista, que fugiu do local depois do acidente.

“De acordo com a perícia preliminar, o motivo é um defeito no veículo de carga (…). Imprudência também, certamente”, relatou Soto.

A tragédia aconteceu no primeiro dia das festas do Santo Pai Jesus, celebrada desde o século XVI, entre 29 de julho e 6 de agosto em Mazapil.

Segundo o pároco Filiberto Campos, cerca de mil pessoas de comunidades vizinhas chegaram à cidade para participar da comemoração.

O presidente Enrique Peña Nieto manifestou seus pêsames pelo acidente. Durante um ato público na capital mexicana, deu instruções para que o governo federal ofereça o apoio necessário aos vitimados.

A procuradora Letícia Soto disse que a maioria das vítimas é da comunidade de Santa Rosa, a cerca de 50 km de Mazapil, assim como de Saltillo, no estado vizinho de Coahuila, e de Monterrey, a terceira maior cidade do país e capital de Nuevo León.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2015/07/30/interna_internacional,673813/acidente-com-caminhao-no-mexico-deixa-24-peregrinos-mortos.shtml