Segunda turma do programa Aprendizagem na Medida se forma nesta sexta (12), no RJ

Publicado em 12 de janeiro de 2018 15:56

Segunda turma do programa Aprendizagem na Medida se forma nesta sexta (12), no RJ

90 jovens do Degase receberão o diploma de Montagem e Manutenção de Computadores, Informática e Mecânica de Automóveis

Mais 90 jovens que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa no Rio de Janeiro se formam nesta sexta-feira (12) no programa Aprendizagem na Medida. O projeto nasceu de uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (SRT-RJ) e do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) voltada para a reinserção social de jovens em situação de vulnerabilidade. Os participantes estão aptos a atuarem nas áreas de Montagem e Manutenção de Computadores, Informática e Mecânica de Automóveis. Essa já é a segunda turma a se formar. A primeira, com 34 alunos, recebeu os diplomas em dezembro de 2017 na área de Gastronomia.

A ação coordenada pela SRTE-RJ se deu a partir de um termo de compromisso com quatro empresas do estado que não cumpriam integralmente a lei de cotas para aprendizagem. O acordo previa a contratação de jovens em cumprimento de medida socioeducativa no Degase na condição de aprendizes, com salário mensal de R$ 550, pagos pelas empresas contratantes, e todos os direitos trabalhistas e previdenciários.

O coordenador do projeto, o auditor-fiscal do Trabalho R. S., enaltece o caráter inclusivo do programa como uma oportunidade de crescimento para os jovens. “É com alegria que realizamos esta formatura. O projeto Aprendizagem na Medida é ousado e inédito no país. Pela primeira vez na história da socioeducação, um número tão elevado de jovens em cumprimento de medida socioeducativa teve acesso a vagas de aprendizagem. Isso possibilita a profissionalização e geração de renda simultaneamente”, afirma R..

A formatura ocorre na Escola João Luiz Alves, nas dependências do Degase, na Ilha do Governador (RJ), a partir das 10h. Todos os participantes de cursos oferecidos pela parceria recebem diplomas e saem aptos a exercer a profissão de formação, com experiência comprovada em carteira de trabalho, uma vez que durante o curso exerceram as atividades em ambiente simulado na própria instituição.

 

Fonte: http://trabalho.gov.br/noticias/5390-segunda-turma-do-programa-aprendizagem-na-medida-se-forma-nesta-sexta-feira-12-no-rio-de-janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *