Trânsito 24 Horas: Número de usuários de ônibus diminuiu 18% em Joinville

Publicado em 16 de outubro de 2014 15:29

Para tornar o transporte público mais atrativo Prefeitura promete ampliar a faixa exclusiva

Transporte coletivo
O número de passageiros do transporte público de Joinville reduziu 18% nos últimos 10 anos. Em 2002, mais de 45 milhões de passageiros circularam pelas linhas, em 2013, o número de caiu para cerca de 37 milhões. Para o diretor do Instituto de Planejamento de Joinville (Ippuj), Vladimir Constante, a redução não está relacionada apenas à facilidade em se comprar um automóvel, mas é um reflexo da queda no desempenho do serviço. Há 10 anos, o ônibus circulava com velocidade média de 25 km/h, hoje, essa velocidade caiu para 17 km/h e chega até a 9 km/h nas troncais. Para reverter essa situação e tornar o ônibus um transporte mais atrativo a prefeitura promete ampliar de 14 para 55 quilômetros de faixa exclusiva.

BR-280
Ministério Público de Santa Catarina abriu investigação para apurar as condições de segurança da BR-280 entre São Francisco do Sul e o cruzamento com a BR-101. No trecho até Jaraguá do Sul, 28 pessoas morreram em acidentes de trânsito até agosto deste ano. Em 2013 foram 15 vítimas fatais. No documento de abertura do inquérito é citada a instalação “indiscriminada” de galpões, empresas e fábricas nas margens da rodovia federal, aumentando o trânsito de caminhões sem que sejam feitas melhorias na infraestrutura.

Impasse
A duplicação da Rodovia Antônio Heil (SC-486), no trecho entre Itajaí e Brusque, estava prevista para iniciar em agosto, mas os trabalhos esbarram na autorização para obras no trevo da BR-101, que depende da Autopista Litoral Sul. Segundo a concessionária, no final de setembro foi solicitado uma revisão no projeto de duplicação, mas o documento ainda não chegou às mãos do consórcio de empresas que vai realizar as obras.

Opinião do leitor
“Esse caos acontece diariamente na Rua Sérgio Lopes Falcão esquina com Luis Oscar de Carvalho, na Trindade, em Florianópolis. São caminhões de empresas que descarregam produtos e dois caminhões que “estacionaram” a dias para construção de novo prédio. Temos nessa região quatro condomínios, com total de 800 apartamentos que são prejudicados. Há dois anos foi encaminhada abaixo assinado dos moradores aos órgãos competentes para que as ruas sejam transformadas em mão única. Sem resposta, total descaso”.
Rosana Gaio

 

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2014/10/transito-24-horas-numero-de-usuarios-de-onibus-diminuiu-18-em-joinville-4621580.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *