@2012 Fernando Cesar Rosa Advogado Acidente de Trânsito e Embriaguez

  • FCR ADVOCACIA

Cai 24% o número de multas de trânsito em Joinville

A tendência de queda demonstrada ao longo de ano se confirmou e o balanço das multas de trânsito de 2018 em Joinville mostrou uma redução de 24% em infrações aplicadas pelos radares e agentes de trânsito. Essa situação já havia levado o Departamento de Trânsito de Joinville, o Detrans, a desligar no início de dezembro 17 dos 100 aparelhos instalados na cidade. A medida foi tomada para economizar na locação dos equipamentos.


O registro das multas caiu tanto nos registros dos radares, responsáveis por mais de 80% das infrações; quanto nas penalidades aplicadas pelos agentes.


Ainda assim, o número de infrações permanece alto, com 208 mil multas no ano passado (274 mil em 2017). A média diária foi de 569 notificações em 2018.

Essa nova situação, motivada em boa parte pelo maior respeito dos motoristas aos limites de velocidades em pontos com fiscalização eletrônica, se reflete também na receita com as multas, ainda que boa parte do impacto só será sentido em 2019. No ano passado, a arrecadação do Detrans com as multas de trânsito foi de R$ 25,7 milhões.

Em 2017, chegou a R$ 30,4 milhões, no maior montante desde a retomada da fiscalização eletrônica, em 2015. A maior lentidão no trânsito de Joinville, com aumento da frota, também vem sendo apontada como uma dos motivos pela redução.


Período

Janeiro é tradicionalmente o mês com o segundo maior número de multas de trânsito registradas pelos radares. Só perde para dezembro, o mês campeão de infrações na fiscalização eletrônica.


Fonte: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/saavedra/cai-24-o-numero-de-multas-de-transito-em-joinville