• FCR ADVOCACIA

Homens são 86% das vítimas fatais de acidentes de trânsito no Alto Tietê

Dados do Infosiga mostram ainda que faixa etária com maior incidência de mortes é de 18 a 24 anos.


De janeiro a novembro de 2018, 171 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas cidades do Alto Tietê, sendo que 148 eram homens, o que representa 86% das vítimas fatais. O número pode ser ainda maior, porque em uma das ocorrências o sexo da vítima não foi identificado no boletim de ocorrência. As outras 22 eram mulheres.

O levantamento do G1 foi realizado com base nas informações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga).


O sargento aposentado da Polícia Rodoviária Estadual, Valdir da Rocha, explica que estudos mostram que a mulher é mais prudente do que o homem ao volante. Uma das explicações é o instinto materno. "Tem ainda a questão de que o homem, na maioria das vezes, é o que dirige na família, então tem mais homem do que mulher ao volante", explica.

Já sobre a idade das vítimas, Rocha avalia que a maior parte dos acidentes ocorre entre os jovens recém-habilitados, porque há um excesso de autoconfiança, que não é muito bom aos motoristas. "A vida da gente passa por etapas e aí a gente vai ficando mais experiente no decorrer dos anos e isso vai trazendo mais responsabilidade também para o trânsito", pontua.

Sobre os acidentes, os dados do Infosiga mostram que a maior parte ocorre durante a noite - 64 dos 171 de todo o ano -, sendo 22 em Mogi das Cruzes. Em seguida vem 36 à tarde, 27 de madrugada, 23 de manhã e 21 sem horário disponível.


Das 171 ocorrências registradas neste ano, 98 foram em vias municipais, com 22 registros em Suzano, e outras 64 em rodovias estaduais, sendo 8 em Arujá.

Considerando as ocorrências registradas às sextas, sábados e domingos, elas representam 54% do total.


Fonte: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2019/01/15/homens-sao-86-das-vitimas-fatais-de-acidentes-de-transito-no-alto-tiete.ghtml


@2012 Fernando Cesar Rosa Advogado Acidente de Trânsito e Embriaguez