O adolescente João Pedro Milgarejo está com todos os encaminhamentos médicos necessários para receber alta de hospital em Joinville
O adolescente João Pedro Milgarejo, de 17 anos, foi o único sobrevivente entre os atletas de remo, o técnico e o motorista que estavam na van esmagada por uma carreta contêiner na BR-376, rodovia que liga Santa Catarina ao Paraná, na noite desse domingo (20).
Após o grave acidente que tirou a vida de nove pessoas, João foi levado para o Hospital Municipal São José, em Joinville. Segundo a direção da unidade, ele está com todos os encaminhamentos médicos necessários para receber alta, mas permanecerá em observação até a chegada de seus familiares, quando será liberado.
“Só Deus sabe o quanto estamos gratos por você estar bem e voltando para casa. Graciele, teu filho foi amparado e protegido por Deus! Estamos felizes por ele voltar para os teus braços. Apesar dessa tragédia e de toda a perda, ele é a prova viva de que Deus está nos pequenos detalhes”, escreveu uma familiar em uma rede social.
João, que havia conquistado a medalha de ouro no four skiff masculino sub-19 no último fim de semana, voltava para Pelotas (RS) com amigos da competição realizada em São Paulo. Os atletas ganharam sete medalhas no Campeonato Brasileiro Unificado, representando o projeto “Remar para o Futuro” e competindo pelo Clube Centro Português 1º de Dezembro, na raia olímpica da USP.
O motorista da carreta, de 30 anos, também sobreviveu ao acidente e recebeu alta médica na manhã desta segunda-feira (21). Ele será ouvido ainda hoje pela Polícia Civil para ajudar a esclarecer as causas do ocorrido.
“Perdemos jovens no auge do seus talentos”, diz prefeita
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), decretou luto oficial de sete dias. “Nós perdemos pessoas maravilhosas, jovens no auge da sua força física, do seu talento, da sua alegria. Um projeto espetacular que vem há quase 10 anos transformando vidas, incluindo através do esporte, dando oportunidades. Jovens que já foram morar no Rio de Janeiro, em Porto Alegre para continuar treinando”, relatou.
“Nós estamos prestando todo o apoio. A prefeitura é parceira do projeto, junto com a Universidade Federal de Pelotas, Centro de Português 1 de Dezembro. Estamos dando o apoio emocional e psicológico aos profissionais e às famílias. Também estamos realizando o apoio operacional para translado dos corpos junto com o governo do Estado e também cuidando de trazer o João, o sobrevivente para estar ao lado da família”, acrescentou a prefeita.
Veja quem são as vítimas fatais do acidente com atletas de remo
Samuel Benites Lopes, 15 anos;
Henri Fontoura Guimarães, 15 anos;
João Pedro Kerchiner, 17 anos;
Helen Belony, 20 anos;
Nicole da Cruz, 15 anos;
Angel Souto Vidal, 16 anos;
Vitor Fernandes Camargo, 17 anos;
Oguener Tissot (coordenador), 43 anos;
Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
Sobrevivente: João Milgarejo, 17 anos