• FCR ADVOCACIA

Motoristas aprovam mudanças no trânsito com a liberação do Contorno Sul, em Garuva

Trecho de cerca de nove quilômetros serve para desafogar o acesso às praias de Itapoá e do litoral paranaense. Apesar de mudança positiva, alguns motoristas ainda enfrentam dificuldades para se adaptar ao novo traçado


Cinco anos de espera. Esse foi o tempo entre o início das obras e a liberação do novo contorno viário de Garuva, no Litoral Norte de Santa Catarina, depois de sucessivas mudanças de prazo que atrasaram a entrega da obra em pelo menos dois anos. Liberado, o trecho que começa no km 10 da BR-101 e termina na intersecção com a SC-417, dá acesso à Itapoá (SC) e Guaratuba (PR), e já mostra a importância para a fluidez do trânsito na região, conforme relatam motoristas locais.

— Acredito que vai desafogar o trânsito da cidade e vai melhorar as condições de tráfego. O pessoal que vem de Curitiba e de Joinville já corta o caminho — sugere o autônomo Flávio Zell, que trafega com frequência pela via.


Nos últimos dias, o contorno registrou movimento intenso de veículos ao longo dos seus nove quilômetros de extensão e expondo mudanças no tráfego da região. É no final do contorno, no limite do acesso com a SC-417 que grande parte das alterações é sentida: agora o motorista que sai de Garuva sentido BR-101 precisa parar o veículo e dar a preferência para quem já está passando pelo contorno. Além disso, com o novo trecho os motoristas não precisam mais passar por dentro do município.

— Com essa mudança o trânsito vai fluir mais e devemos ter menos acidentes, porque aqui é uma região perigosa — sinaliza o vendedor local Paulo Eduardo Ferreira.

— A travessia vai ficar melhor para o motorista que vier do Paraná — acredita e complementa o lavador Cledenilson Carvalho.

Apesar dos elogios, muitos motoristas ainda não se adaptaram ao novo traçado. A equipe da NSC Comunicação flagrou alguns veículos dando a ré em cima do elevado recém-liberado. “Me perdi na saída”, confessou o funcionário público Eduardo Santos à reportagem.

— A estrada está boa, mas falta sinalização e é preciso acompanhar se vai compensar trafegar por aqui (no contorno). Você não consegue saber se vai para Itapoá ou Garuva — apontou Amanda Colodel ao passar pelo trecho.


O Contorno Sul

O Contorno Sul foi pensado como uma alternativa para veículos pesados que necessitem acessar o Porto de Itapoá, além de dar entrada ao litoral sem precisar passar na área urbana de Garuva. A principal via de entrada à cidade até então era a SC-415 ou a Avenida Paraná. A obra, iniciada em 2013, foi concluída e liberada totalmente neste mês.

Ao longo de seus nove quilômetros de extensão há placas de sinalização com informações sobre a velocidade máxima permitida, direção das cidades e indicação no chão e lombadas. O investimento total da obra chegou a R$ 40 milhões, segundo o Governo do Estado.



Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/motoristas-aprovam-mudancas-no-transito-com-a-liberacao-do-contorno-sul-em-garuva


@2012 Fernando Cesar Rosa Advogado Acidente de Trânsito e Embriaguez