O ranking tem por base os autos de infração emitidos pela da Polícia Militar
Um levantamento divulgado pela Polícia Militar de Blumenau reforça o quanto é preciso investir em educação para o trânsito e em fiscalização. Em 2018, as guarnições registraram 21.086 autos de infração.
O número não leva em consideração os registros da Guarda Municipal de Trânsito. O ranking das cinco infrações mais notificadas pelos policiais mostra que leis simples não estão sendo respeitadas.
A mais recorrente delas é o uso do cinto de segurança. No ano passado, exatos 4.892 autos foram emitidos por passageiros ou motoristas estarem sem o dispositivo.
No segundo lugar aparece o uso do celular enquanto dirige, com 2.573 notificações. O especialista em Segurança no Trânsito, Emerson Andrade, avalia que os números são expressivos, sobretudo por se tratar de dados de um órgão que não está voltado 24h à fiscalização do trânsito.
Ele destaca ainda que são comportamentos que levam a acidentes, como ficar no celular enquanto dirige, e muitas vezes com maior gravidade, por alguém dentro do automóvel estar sem cinto.
Confira abaixo a lista divulgada pela Polícia Militar:
1 - Deixar o condutor de usar o cinto de segurança = 3.782
2 - Dirigir o veículo manuseando telefone celular = 1.731
3 - Conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado = 1.602
4 - Deixar o passageiro de usar o cinto de segurança = 944
5 - Dirigir sem possuir carteira de motorista ou permissão para dirigir = 776
Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/nao-usar-cinto-e-mexer-no-celular-sao-as-principais-infracoes-de-transito-em-blumenau