• FCR ADVOCACIA

Nova diretora do Detran-SC diz que vai apresentar projeto para modernizar o órgão

Delegada Sandra Mara diz que deve começar o trabalho padronizando o atendimento

Por Samuel Nunes

A nova diretora do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC), Sandra Mara, afirmou nesta sexta-feira (4) que pretende apresentar nas próximas semanas um projeto para padronizar e modernizar o atendimento do órgão em todo o Estado. Segundo ela, é preciso dar aos cidadãos um acesso mais fácil aos serviços.

Ela explica que é preciso dar uma nova cara ao Detran-SC. Sandra Mara acredita que uma das medidas para isso é modernizar a página do órgão na internet, oferecendo serviços que podem ser feitos sem a necessidade de comparecimento presencial.

— A nossa intenção é fazer com que o serviço possa ser de forma digitalizada. Há documentos que não precisa vir aqui [para retirar]. Uma permissão internacional para dirigir poderia fazer internet. É mais simples — avalia.

Leia maisPOLÍTICA

Delegada corregedora da Polícia Civil assumirá o Detran com desafios

A diretora também diz que é pretende revisar normas e portarias internas, para criar um padrão único de atendimento em todo o Estado. Atualmente, usuários reclamam que, em cada cidade, há exigências distintas para serviços iguais. Sandra Mara diz que isso pode ser implantado em curto prazo, sem gerar qualquer ônus para os cofres do Estado.

— A ideia é que o serviço prestado em Florianópolis seja o mesmo em São José, Palhoça ou em outras cidades — afirma.

A nova diretora afirma que para o projeto entrar em vigor é preciso da aprovação da Secretaria de Segurança Pública.

— Estamos apresentando para o diretor da Secretaria de Segurança Pública e para o Conselho de Segurança a atual estrutura do Detran e um planejamento para curto, longo e médio prazo — diz.

Para os serviços presenciais, ela diz que pretende apresentar à Secretaria de Segurança Pública um plano de carreiras para servidores do Detran-SC, inclusive com a possibilidade de um concurso público, que possa preencher vagas que estão em aberto. Sandra Mara não detalhou, no entanto, quantas vagas poderiam ser abertas. Segundo ela, isso ainda está sendo levantado.

— O que a gente tem que ver é que o número de servidores terceirizados não são estimulados a permanecer trabalhando no Detran-SC por causa do salário — diz.

Ela ainda acredita que com isso é possível alocar melhor os policiais que atualmente trabalham dentro da estrutura do Detran-SC. Para que essas mudanças sejam implantadas, ela pretende sugerir a criação de um fundo específico para o órgão, para financiar as novas diretrizes.

Dentro dessa reestruturação, ela pensa que é possível criar um departamento de engenharia de tráfego, que possa dar suporte aos principais municípios, na resolução de problemas com o trânsito. https://www.nsctotal.com.br/noticias/nova-diretora-do-detran-sc-diz-que-vai-apresentar-projeto-para-modernizar-o-orgao

@2012 Fernando Cesar Rosa Advogado Acidente de Trânsito e Embriaguez