top of page

Idosa é atropelada por patinete elétrico no centro de Joinville

  • Foto do escritor: Fernando Cesar Rosa Advocacia de Trânsito
    Fernando Cesar Rosa Advocacia de Trânsito
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Mulher de 67 anos foi atingida por um patinete elétrico ao atravessar a rua; câmeras de monitoramento registraram o momento do acidente


Uma idosa de 67 anos foi atropelada por um patinete elétrico enquanto tentava atravessar a rua, em Joinville, no Norte catarinense, e acabou com o braço quebrado.

O atropelamento ocorreu na última segunda-feira (19), na rua João Colin, região central. Imagens de câmeras de segurança mostram a idosa caminhando pela calçada e, ao iniciar a travessia da via, é atingida pelo patinete azul.


Nas imagens é possível ver o patinete elétrico que seguia pela via exclusiva de ônibus e na contramão, em desacordo com as normas de circulação. A vítima, por outro lado, também não buscou a faixa de pedestre. Com o impacto, a mulher caiu na pista e sofreu uma fratura no braço.


À polícia, a vítima relatou que o condutor não parou para prestar atendimento e deixou o local logo após o acidente. “Febre” em Joinville, os patinetes azuis ganharam as ruas da cidade.

O serviço está disponível em áreas centrais, abrangendo bairros como América, Saguaçu, Centro, Anita Garibaldi e parte do Santo Antônio. Os valores variam dependendo da modalidade de pagamento, que pode partir de R$ 0,59 por minuto, mais uma taxa de R$ 2,99.


O que diz a legislação sobre o uso do patinete elétrico


A legislação municipal em vigor estabelece regras específicas para a circulação de patinetes elétricos em Joinville. Entre as exigências estão o uso de limitador de velocidade, campainha e sinalização noturna dianteira, traseira e lateral. O uso de capacete também é recomendado.

Um patinete pode circular por ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, com velocidade máxima de 20 km/h. Em calçadas compartilhadas e devidamente sinalizadas, o limite é de 6 km/h. Também é permitida a circulação pelo bordo da pista, desde que no mesmo sentido da via.


Ao ND Mais, a empresa JET, responsável pelos patinetes elétricos disponíveis na cidade, informou que o aplicativo possui uma seção dedicada à segurança do usuário, com regras de utilização, manual de condução e acesso ao Código Brasileiro de Trânsito.

A empresa reforçou que os veículos são de uso individual e não devem ser utilizados por menores de idade, em dupla ou para transporte de carga. A orientação também é para que os patinetes sejam estacionados apenas nos locais indicados no mapa do aplicativo, evitando obstruções a pedestres, motoristas e demais usuários da via.

“O objetivo é garantir mais segurança no trânsito e o uso responsável dos equipamentos”, destacou a empresa.





 
 
Post: Blog2_Post
bottom of page