Vidas perdidas: 516 motociclistas morreram em SC somente em 2024, alerta Detran
- FCR ADVOCACIA - Direito de Trânsito

- 1 de ago.
- 1 min de leitura
Na Semana Nacional do Motociclista, Detran de SC chama a atenção para os elevados índices de acidentes com motociclistas no estado
Mais de 33 mil acidentes com motociclistas em Santa Catarina foram registrados apenas em 2024, segundo dados do Detran/SC (Departamento Estadual de Trânsito). O número de mortes também chama atenção: foram 516 vidas perdidas.
Os dados ganham destaque durante a Semana Nacional do Motociclista, que começou no último domingo (27). Em Santa Catarina, o Detran promoveu uma atividade educativa na sede do órgão, com distribuição de antenas corta-pipa e orientações sobre segurança no trânsito.
A ação integra a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, oficializada pela Lei nº 15.006/2024, que também incluiu o Dia do Motociclista (27 de julho) no calendário do Código de Trânsito Brasileiro.
Acidentes com motociclistas representam mais da metade das mortes no trânsito na capital e na Região Metropolitana
Nos últimos cinco anos, Florianópolis e São José registraram 18.536 acidentes com motocicletas. Nesse período, 240 motociclistas morreram. Em 2024, os motociclistas representam mais de 51% das mortes no trânsito nas duas cidades, conforme levantamento do Detran/SC.
O número reflete o aumento do uso da motocicleta como meio de transporte e trabalho, mas também aponta desafios na prevenção de acidentes e redução de vítimas fatais no trânsito.
Durante a ação em Florianópolis, mais de 150 motociclistas foram atendidos com serviços e orientações. Com os dados em alta, órgãos de trânsito reforçam a importância de medidas educativas, fiscalização e políticas públicas voltadas à segurança dos motociclistas em Santa Catarina.




